top of page

Maratona de Canoagem do Estafeta

Descrição

Essa competição resgata a rica história do funcionário do Ministério da Agricultura, o “ESTAFETA”, que foi o mensageiro da estação meteorológica da maior importância para a comunicação no norte do país. Até a década de 1970, o trajeto era feito em uma canoa tipo Bajara onde o mensageiro, solitário, transportava os dados meteorológicos para serem transmitidos pelo Telégrafo (meio de comunicação mais avançado existente na época) aos principais centros de pesquisas do Brasil e do Mundo – dados transcritos do anuário do Ministério da Agricultura e Comércio, 1928.

Criamos esta competição porque ao conhecermos a história do mensageiro que viajava de canoa da sede da fazenda aos correios (Telégrafo, na época) para entregar os dados coletados na Estação Meteorológica, nos fez querer resgatar essa história para contribuir com a valorização cultural dos povos tradicionais da Amazônia.

 

Nossa região é dotada de riquezas naturais que encantam a todos que nos visitam, proporcionando que a atividade do Turismo comesse a ser explorada com mais intensidade.

A Canoagem pode se transformar em importante atividade a ser incorporada nas programações inerentes ao turismo regional divulgando as nossas belezas naturais.

É um esporte ecologicamente correto, bastando que as ações sejam direcionadas de modo racional, sem agredir o meio ambiente.

O desporto da canoagem pode ser um grande aliado do Turismo Ecológico como já acontece em outras partes do Brasil e do Mundo, então precisa avançar para águas mais profundas.

Período de Realização

 

Mês de Julho

bottom of page