A canoagem em longas distâncias tem sido praticada desde o nascimento desse esporte. As provas longas ou super longas acontecem em muitos países do mundo há décadas, porém o primeiro campeonato mundial foi realizado apenas em 1988. Desde lá, a modalidade é praticada em todo o mundo, em todos os continentes, em mais de 50 países. Essa modalidade tem potencial para se tornar umas das mais importantes do mundo no cronograma da ICF. O tamanho de uma pista de regata nos padrões internacionais é de 20 Km para Sênior masculino sem limite máximo. Para o Sênior Feminino e juniores (ambos os sexos) o mínimo é 15 Km, também sem limite máximo.
Para os campeonatos mundiais, a distância recomendada deve ser aquela em que os vendedores de cada categoria estabeleceram recordes com tempos entre 2 e 3 horas de tempo total de prova. Para os Juniores, a distância não deve ser inferior a 18 Km e nem superior a 22 Km.
Essas provas devem incluir no mínimo duas portagens. Nas provas de Maratona os barcos utilizados são os mesmos da Canoagem Velocidade: K-1; K-2; C-1; C-2; porém sem limites minimo de peso.